Desde a sua estreia, em abril de 2011, a série Game of Thrones vem mobilizando as redes sociais. Cada episódio da trama é comentado por inúmeros telespectadores interagentes durante a sua exibição. Pontualmente, às 22 horas (horário de Brasília), a timeline do Twitter é instantemente tomada por memes, GIFs, capturas de tela e milhares de comentários sobre o extenso universo ficcional da atração.
O engajamento dos telespectadores interagentes de Game of Thrones na social TV acabou chamando atenção do Twitter. Com o objetivo de compreender melhor o backchannel da trama, a rede social lançou no início de junho um mapa interativo dos tuítes postados durante a exibição do programa da HBO.
O levantamento realizado pelo Twitter Data abrange todos os episódios de Game of Thrones e sistematiza os principais contextos presentes nas postagens realizadas pelo público. Ao navegar pelo mapa interativo, é possível acessar, por exemplo, as menções feitas a cada personagem da série ao longo das temporadas. A análise quantitativa indica a intensidade e a frequência dos tuítes que citaram o nome do personagem em questão, além dos emojis mais usados.
No episódio ‘The Door’, exibido em 22 de maio de 2016, por exemplo, 45,11% dos tuítes postados enquanto a trama estava no ar citaram o personagem Hodor (Kristian Nairn). As métricas do Twitter Data também indicam que o personagem gerou mais buzz na sexta temporada e que os emojis que simbolizam a tristeza e a emoção foram os mais usados.
Outro ponto interessante no levantamento do Twitter são as conexões entre os personagens. Os nomes citados em uma mesma publicação formam pequenos grafos no mapa interativo, as representações gráficas ajudam na análise do desenvolvimento do universo ficcional de Game of Thrones e na leitura que o telespectador está fazendo nos arcos narrativos.
No mapa do backchannel também é possível acessar um ranking das conexões e dos personagens mais citados por episódio. A métrica indica a porcentagem das menções e os emojis usados pelo público.
Esta não é a primeira vez que o Twitter disponibiliza um mapa interativo do backchannel, programas como Grey’s Anatomy, Scandal e The Voice já tiveram seus tuítes analisados sob o mesmo viés. A rede social também faz levantamentos semelhantes com grandes eventos televisivos – premiações, competições esportivas e debates presidenciais.
Por Daiana Sigiliano
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