Observatório da Qualidade no Audiovisual

Twitter transmite o debate presidencial dos EUA

Realizado na segunda-feira (26), o debate presidencial entre os candidatos Hillary Clinton e Donald Trump foi transmitido ao vivo pelo Twitter. Apesar de a rede social ter realizado ações semelhantes com eventos esportivos, o debate ganhou repercussão mundial e gerou cerca de 17 milhões de tuítes durante a sua transmissão.

20160927_011429000_iOS

Ao clicar no link disponibilizado pelo microblogging o telespectador interagente era redirecionado para uma seção específica da plataforma. No espaço era possível visualizar simultaneamente a transmissão do debate presidencial e os comentários gerados durante o evento.

20160927_011021000_iOS

O backchannel, filtrado a partir das postagens com a indexação #debatenight e #debates, era atualizado automaticamente pelo sistema. Desta forma, o telespectador interagente podia acompanhar todo o conteúdo em uma só tela, sem que dividir a sua atenção entre a TV e o dispositivo móvel.

20160927_011109000_iOS

Segundo os dados divulgados pelo Twitter, Donald Trump foi citado em 62% das publicações e Hillary Clinton em 38%. A análise do microblogging também aponta que três assuntos geraram picos de TPM (tuítes por minuto), foram eles: quando Trump disse que tinha um bom temperamento, a discussão sobre o procedimento de revista e as estratégias dos candidatos ao combate do ISIS.

Debate1TwitterShareConversation

No backchannel também foi predominado por cinco temáticas recorrentes: economia, relações exteriores, energia e meio ambiente, terrorismo e arma.

Debate1TwitterMostTweetedMoments

A transmissão do debate presidencial entre os candidatos Hillary Clinton e Donald Trump, mostra o empenho da rede social em engajar o público durante a exibição de grandes eventos. O debate atingiu um buzz representativo e foi assistido por vários países.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

1 comentário