Observatório da Qualidade no Audiovisual

Uma nova emoção vem por aí: as estratégias de lançamento da telenovela na era da convergência

Autor: Carlos Eduardo de Almeida Caravela

Resumo curto: Esta pesquisa decorre da investigação sobre as chamadas veiculadas pela Rede Globo para o lançamento de suas telenovelas, tendo como pano de fundo o cenário de mudanças comunicacionais proporcionado pela integração entre os múltiplos meios midiáticos. O estudo inicia-se por um percurso teórico sobre essa transformação contextualizada pela cultura da convergência midiática e como ela desempenha um papel fundamental na nova forma de relacionamento entre a Rede Globo, a sua audiência costumeira e os usuários digitais. Desenvolvemos a construção da grade de programação e de um intervalo dentro de uma emissora de TV, introduzindo assim o estudo dos principais conceitos e a categorização acerca do objeto da pesquisa, as chamadas de programação. Complementamos com uma reflexão acerca do papel do design televisual na atualidade e como seus elementos podem demonstrar ao público a integração entre televisão e internet. Na terceira parte, apresentamos a metodologia de pesquisa, assim como demonstramos os resultados obtidos por meio da análise das chamadas de lançamento de Flor do Caribe – Edição Especial, telenovela exibida entre 2020 e 2021 no horário das seis da Rede Globo. Nossa análise abrange dois elementos: os aspectos constitutivos do formato narrativo e visual das chamadas e a forma de divulgação junto ao público na televisão aberta e no ambiente digital, por meio das plataformas e redes sociais da emissora na internet.

Disponível em: https://bit.ly/42pUR8n

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar