Observatório da Qualidade no Audiovisual

Mr. Robot usa o Twitter para trazer verossimilhança ao seu universo ficcional

Mesmo com um público fiel e engajado nas redes sociais, a série estadunidense Mr. Robot não para de investir em novas ações de engajamento na social TV. Já na reta final da exibição da segunda temporada da trama, o canal USA mantém três perfis ativos no Twitter: @whoismrrobot, @HackingRobot e @wearefsociety.

Captura de tela 2016-09-18 09.16.32

Na última quarta-feira (14, a página @whoismrrobot não só expandiu o universo ficcional da atração, mas trouxe verossimilhança aos arcos narrativos de Elliot (Rami Malek). Durante a exibição do episódio ‘eps2.9_pyth0n-pt1.p7z’ eram retuítados (RT) pelo  @whoismrrobot várias notícias de jornais como The Guardian e The New York Times que iam ao encontro da temática explorada pela história. As reportagens falavam sobre os hackers, a supremacia dos conglomerados e aproximavam a ficção de Mr. Robot da realidade.

Captura de tela 2016-09-18 09.11.16

O canal estadunidense também realizou uma parceria com o Twitter, lançando o Moments – que permite encontrar os tuítes mais populares de um assunto específico. Ao ‘seguir’ a ferramenta os telespectadores interagentes podiam conferir a repercussão em torno do plot de Tyrell Wellick (Martin Wallström).

Captura de tela 2016-09-18 09.11.57

À medida que as cenas de Mr Robot iam ao ar o perfil da série postava GIFs para ressaltar os momentos mais importantes da trama. Mesmo que indiretamente, as postagens ajudavam no entendimento do complexo universo ficcional da série, chamando a atenção para acontecimentos pontuais da história.

Captura de tela 2016-09-18 09.14.51

O arco narrativo de Angela Moss (Portia Doubleday) ganhou destaque no perfil @whoismrrobot, as perguntas que eram feitas a personagens foram simultaneamente reproduzidas, em forma de enquete,  pela página gerenciada pelo USA.

Captura de tela 2016-09-18 09.14.58

As ações de social TV de Mr Robot chamam atenção para a importância da dinamicidade do engajamento dos telespectadores interagentes. A cada episódio da série, a emissora estadunidense adota diferentes estratégias para chamar a atenção do público, aumentando o buzz em torno do programa.

Por Daiana Sigiliano

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar