Observatório da Qualidade no Audiovisual

Xafurdaria

O canal Xafurdaria, criado por Kaio Oliveira em dezembro de 2012, apresenta vídeos de comédia “quase toda segunda, quinta e sábado”, segundo a descrição do canal. Além do YouTube, o Xafurdaria apresenta outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat.

Em relação ao plano da expressão, o canal se destacou na linguagem utilizada nos vídeos, sempre informal e com expressões populares que aproximam os conteúdos do cotidiano do público. Kaio Oliveira comumente usa o termo “papoca esse like” para pedir que a audiência curta os vídeos. A frase, inclusive, é estampa de alguns produtos vendidos na loja virtual do canal, como camisetas e relógios.

Em relação ao plano do conteúdo, o indicador ampliação do horizonte do público não se mostrou relevante nas emissões analisadas, tendo recebido avaliação fraca. Tal avaliação se deve à falta de temas pertinentes que possam estimular o público à reflexão e ao debate de ideias.

No indicador de qualidade diversidade de sujeitos representados, quatro emissões receberam avaliação fraca, uma vez que não trazem pluralidade de gênero, orientações sexuais ou pontos de vista, por exemplo. O vídeo Tipos de Atletas, no entanto, recebeu avaliação razoável, pois, como o nome sugere, representa alguns tipos de esportistas, apresentando certa diversidade de sujeitos. Como exemplo, tem-se o atleta humilde, como Kaio Oliveira apresenta: “Ao contrário dos atletas que se acham, tem os atletas humildes”. No vídeo, o atleta diz: “Vim do interior né, nasci bem pobre”, o que sugere certa diversidade socioeconômica e geográfica dentre os sujeitos representados no vídeo.

Esse mesmo vídeo recebeu avaliação boa no indicador oportunidade, já que faz parte de uma campanha das Olimpíadas no Brasil – assunto em constante abordagem pela mídia – e, durante as representações dos tipos de atletas, simula coletivas de imprensa, as quais são frequentemente apresentadas em programas esportivos e jornais, por exemplo. As outras emissões, por sua vez, não se pautaram em temas atuais ou relevantes que fazem partes das agendas do público ou da mídia, recebendo, portanto, avaliação fraca nesse indicador.

A desconstrução de estereótipos, contudo, não foi observada nas emissões analisadas do canal. Alguns vídeos, inclusive, reafirmam alguns tipos de generalizações e representações, como é o caso do Como Identificar Se Você Tá Apaixonado. Em tal vídeo, Kaio Oliveira mostra como seriam as reações de homens e mulheres ao perceberem que estão apaixonados. Ao representar esses sujeitos, porém, faz uso de conceitos pré-estabelecidos a respeito desses grupos, como quando simula mulheres e homens contando para os amigos que estão apaixonados. As mulheres ficariam felizes, como Kaio afirma: “As amigas são as primeiras pessoas a apoiarem a paixão da amiga, elas adoram paixão. Para a mulher a paixão é um negócio tão mágico que ela fica feliz pela amiga dela que está apaixonada.”. Já os homens teriam a reação inversa, pois, como dito por Kaio, “Simplesmente ele vai perder um guerreiro na balada, ele vai perder mais um solteiro”. Além desse tipo de generalização, Kaio utiliza palavras como “veado” de forma pejorativa, como no vídeo Quando Eu Jogava Bola Na Rua, no qual diz: “Deixa de ser veado, rapaz, antes tu jogava no calçamento…”. Veja, abaixo, a avaliação recebida por cada indicador no plano do conteúdo:

Xafurdaria 1

No que diz respeito à mensagem audiovisual, o indicador de qualidade clareza da proposta recebeu avaliação muito boa em todas as emissões analisadas, já que o objetivo dos vídeos é nítido, sem deixar dúvidas. No vídeo Como Identificar Se Você Tá Apaixonado, por exemplo, Kaio explica: “Hoje eu vou iniciar uma série aqui no Xafurdaria diferenciando diversos comportamentos de homens e mulheres e eu resolvi iniciar com esse; qual é a diferença do homem e da mulher quando os mesmos estão apaixonados.”.

Assim como o indicador anterior, a solicitação da participação ativa do público recebeu avaliação muito boa. Kaio, em grande parte das vezes, se dirige diretamente aos internautas, sendo que os vídeos têm início com ele dizendo: “Fala galera, meu nome é Kaio Oliveira e tá começando mais um Xafurdaria aqui no YouTube”. Além disso, ao final dos vídeos, é comum Kaio pedir para o público se inscrever no canal, dar “like” no vídeo ou clicar em algum link disponibilizado por ele.

O indicador diálogo com/entre plataformas também foi muito bem avaliado em todas as emissões analisadas, uma vez que as redes sociais de Kaio Oliveira sempre são disponibilizadas durante os vídeos, além de links que direcionam o espectador, por exemplo, à loja virtual do Xafurdaria ou a outras emissões do canal. Tem-se como exemplo o vídeo Tipos de Atletas, que faz parte da campanha olímpica O Brasil Inteiro Joga, da qual outros youtubers também fazem parte. Ao final do vídeo, Kaio disponibiliza links que levam às playlists dos canais Niina Secrets e Manual do Mundo, com vídeos também integrantes da campanha.

Além disso, como é comum no YouTube, no vídeo Pepeca Depilada ft. Julio Cocielo há um crossover entre o Xafurdaria e o Canal Canalha, comprovando o diálogo entre os canais. Ainda em relação ao indicador, no vídeo Como Identificar Se Você Tá Apaixonado Kaio comenta: “Eu poderia começar esse vídeo estilo a MC Melody” – em referência a uma personalidade real.

Já o indicador originalidade/criatividade recebeu avaliação razoável em todas as emissões, já que o canal não apresenta um formato diferenciado que se destaque em relação a outros já apresentados no YouTube. O conteúdo dos vídeos, por sua vez, também não é trabalhado com grandes inovações. A seguir, as avaliações da mensagem audiovisual:

Xafurdaria 2

A partir da análise, pôde-se observar que o canal Xafurdaria obteve destaque em indicadores da mensagem audiovisual, como no diálogo com/entre plataformas, já que outras redes sociais do canal, como Facebook, Instagram e Snapchat, eram divulgadas em todos os vídeos. Além disso, eram comuns menções a elementos da realidade, além de crossovers com outros canais.

A solicitação da participação ativa do público foi outro indicador de destaque, uma vez que Kaio, em todos os vídeos analisados, se dirigia diretamente ao espectador, solicitando que clicasse em links ou se inscrevesse no canal, por exemplo. O uso de expressões populares, que aproximassem a linguagem ao cotidiano do público, é um outro aspecto que pode ser pontuado nesse indicador. Entretanto, tais indicadores são comumente bem trabalhados no YouTube, não sendo, portanto, um elemento de destaque do canal.

Por sua vez, indicadores importantes ao humor de qualidade – considerado aquele que traz problemáticas relevantes e pertinentes, capazes de levar o público à reflexão – não foram observados com realce nas emissões analisadas do canal. O indicador ampliação do horizonte do público, por exemplo, foi pouco observado nos vídeos analisados, já que os temas abordados não tinham grande pertinência ou importância perante a conjuntura social.

Já a desconstrução de estereótipos não foi observada em nenhuma emissão, sendo que, em alguns vídeos, generalizações e conceitos pré-estabelecidos em relação a algum grupo social eram reafirmados, ainda que não fosse de modo malicioso. Desse modo, características essenciais ao humor de qualidade não foram observadas com relevância no canal Xafurdaria.

Por Júlia Garcia Gouvêa Andrade

Observatório da Qualidade no Audiovisual

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