Observatório da Qualidade no Audiovisual

APAS – Associação Paulista de Supermercados

Marca: APAS – Associação Paulista de Supermercados

Link: https://bit.ly/3BRPXEj – final do 1º bloco

SEGUIMENTO: Alimentos

Produto ou Ideia foco do anúncio
Anunciar a importância que os supermercados têm para garantir a segurança e o bem-estar de toda a população.

Breve descrição
A peça é composta por imagens de clientes e funcionários em um supermercado, em que os trabalhadores higienizam locais e produtos enquanto uma narração afirma a importância da categoria neste momento. Inicia com números que atestam seu impacto na sociedade e servem de argumento para a essencialidade do serviço que a narração afirma em seguida.   A associação escolheu demarcar, tanto em vídeo quanto em áudio, a essencialidade da categoria que representa. Ao longo da narração afirma ser essencial para o abastecimento de milhões de famílias e finaliza mostrando a hashtag “#superessencial” na tela. A referência à pandemia é direta ao mostrar superfícies sendo limpas, pessoas usando álcool, máscaras, termômetro e luvas, e também ao mencionar o reforço dos protocolos de segurança e saúde para continuar funcionando neste momento.  

Discurso publicitário (principal apelo) 
Supermercado aberto é abastecimento e segurança para todos.

Linguagem escolhida
Tipo:  Informativa                                   Emocional            Racional  ( X )

Estética (formato, qualidades, demais escolhas estéticas)
O estilo adotado é de um comunicado publicitário – informativo e fundamentado em argumentos –, para estar em consonância com a seriedade do momento que a peça retrata. Apesar da formalidade, os corredores vazios para compras tranquilas dos clientes, os personagens sempre sorrindo e as cores verde e branco, predominantes no filme, denotam leveza ao espectador e felicidade pela segurança dos mercados. A peça adota a câmera subjetiva, em primeira pessoa, muitas vezes, como se estivéssemos caminhando pelo mercado com um carrinho. Planos detalhes destacam a higienização e ítens de supermercado, ressaltando a minúcia e o cuidado que tomam.  

Valores transmitidos
Segurança, bem-estar e essencialidade da categoria.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar