Observatório da Qualidade no Audiovisual

VIVO

Marca: VIVO

Nome da Peça: Todos conectados assistindo ao Teatro

SEGUIMENTO:  Telefonia

Produto ou Ideia foco do anúncio 
Anunciar a internet 4,5G e fibra da marca.

Breve descrição
Com uma base de fundo ao som da música “Hear Me Now” entoada por crianças, o filme mostra uma menina se preparando para uma “live” teatral com as amigas. Os 30s da peça mostram a menina se pintando, colocando o figurino e ensaiando no quarto. A surpresa para o espectador acontece depois que o pai chega na porta e apressa a família para que não cheguem atrasados. A cena a seguir revela que, na verdade, a performance da menina seria na própria sala da casa. Além da família que a acompanha do sofá, a avó também aprecia a apresentação pelo celular, na rua. Ainda que a mesma esteja sem máscara (maior símbolo da pandemia), a história que o público acompanha com a preparação da garota para um compromisso dentro de casa tem relação direta com os hábitos de conectividade nesse período.

Discurso publicitário (principal apelo) 
A conectividade da Vivo aproxima as pessoas que se amam.

Linguagem escolhida
Tipo:  Poética                              Emocional  ( X )            Racional

Estética (formato, qualidades, demais escolhas estéticas)
Com 30s de duração, a peça é marcada pelas cores amarela e roxa, esta última sendo a principal identificadora da Vivo. No início do filme vemos fios roxos que levam o espectador à casa da família, que se prepara para algo. No quarto, um homem faz maquiagem numa garotinha seguindo um tutorial na internet, evidenciado pelo tablet mostrado ao lado dos personagens. Este é o primeiro dispositivo eletrônico que aparece no filme, simbolizando a conectividade em casa. A maquiagem e figurino da menina, bem como seu quarto e elementos da casa, são roxos.   Já na sala, a criança respira fundo antes de iniciar a apresentação. Esse nervosismo mostrado transmite ao espectador a emoção que é poder acompanhar momentos especiais das pessoas que amamamos, endossando a importância de uma boa conexão para nada ser perdido. A tela da TV aparece, também conectada à internet, transmitindo a apresentação em tempo real. Do sofá, outro dispositivo é mostrado, dessa vez conectado à avó da garotinha, que está fora de casa, em um ambiente aberto e sem aglomerações. Ela assiste a apresentação da criança por seu smarthphone.   O fio roxo que surge no início da propaganda representa a conexão on-line, já que em todas as vezes que aparece também surgem na tela aparelhos eletrônicos, como o tablet, a TV e o celular. No final, o fio roxo forma a frase “4.5G + FIBRA” em lettering na tela, juntamente com um slogan que reforça toda a ideia que o filme deseja transmitir: “Viva o que aproxima”.   O comercial se engaja ao escolher representações da estética do isolamento, como as video chamadas, os eventos on-line e a ausência de aglomerações, além de optar pelo ambiente da casa para ser o principal a mostrar.

Valores transmitidos
Conectividade, proximidade, segurança.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

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