Observatório da Qualidade no Audiovisual

As estratégias criativas na produção de fanfics sobre o BTS

Por Hsu Ya Ya

Para algumas pessoas, a fanfiction é um universo antigo, para outras como a Namsou, pode ser relativamente recente. O primeiro contato da fã/autora com esse tipo de produção de fãs se deu em 2018, na plataforma Spirit Fanfics, em que, nos dias atuais, produz e compartilha suas fanfics.  Esta análise tem o objetivo de discutir a inter-relação entre a competência midiática e as práticas da cultura de fãs no Brasil, especificamente na criação de fanfics direcionadas para o público jovem. 

Para a reflexão desta questão iremos adotar a metodologia proposta por Ferrés e Piscitelli (2015) para avaliar e promover o desenvolvimento da competência midiática na cultura participativa. Os autores definiram seis dimensões a partir das quais os indicadores são elaborados, são elas: linguagem, ideologia e valores, estética, tecnologia, processos de interação e de produção e difusão. Nesta análise iremos focar na dimensão Linguagem, Ideologia e Valores, e Estética. A partir deste contexto, foram aplicados questionários on-line com questões discursivas pré-determinadas e direcionadas aos fãs que produzem fanfics sobre o grupo sul coreano BTS Bangtan Boys .Como, por exemplo, o primeiro contato, o processo criativo, os processos e habilidades desenvolvidas a partir da criação das histórias ficcionais. Além disso, foram elaboradas três questões específicas que abordam de forma mais detalhada alguns elementos existentes das dimensões Linguagem, Ideologia e Valores, e Estética, como o desenvolvimento de questões ligados à saúde mental e elementos intertextuais muito presente em dramas de TV como a questão do “chaebol”, em que a autora quebra o paradigma da protagonista que usufrui das riquezas da família e vive no anonimato para ter uma vida comum. Posteriormente, as respostas foram sistematizadas a partir do software de análise qualitativa de dados Atlas.it.

No software codificamos os trechos das entrevistas em que as dimensões de estavam em operação. Ou seja, foram criados três códigos no software, são eles: Dimensão Linguagem (DL), Dimensão Ideologia e Valores (DIV) e Dimensão Estética (DE). Também configuramos o código Informação Geral (ID), para reunirmos informações tais como nome, e-mail, perfil em redes sociais e plataformas digitais dos fãs. Num segundo momento, após o agrupamento dos conteúdos a partir dos códigos DL, DIV, DE E ID criamos uma rede semântica para cada dimensão.

Imagem 1: Rede Semântica gerada a partir do código Informação Geral (ID)

Jamison (2017, p. 31-32), aponta que, a “fanfiction é uma velha história. Literalmente, claro: fanfiction pega uma velha história de outra pessoa e, discutivelmente, a renova, ou a refaz, ou simplesmente faz mais dela”. Quando uma fã pensa na possibilidade de ter lido todas as narrativas disponíveis na plataforma, surge o desejo de compartilhar as suas próprias histórias: “Em um puro momento de ingenuidade, eu achei que já tivesse lido todas as fanfics do site, pois assim que conheci esse “mundo”, eu me apaixonei, e naturalmente, fiquei viciada, lia em todos os lugares e horários, não havia limites. […] Então, um dia, após achar que já havia lido tudo, decidi escrever minha própria estória”.

Com o perfil criado em 2018, Namsou tem quase oito mil seguidores na plataforma e 24 histórias entre oneshots e outras fanfics em andamento do subgênero RPF (real person fiction), todos baseados nos membros do grupo sul coreano BTS – Bangtan Boys. A autora conta que “minha principal motivação, era escrever sobre o que eu gostava de ler. Temas e situações, que me deixavam curiosa, afoita, preocupada, e me prendia nas estórias que lia. Queria que quem lesse, sentisse um pouco do que eu sentia. Queria apenas divertir e conquistar, quem se agradasse daquela loucura estranha em forma de palavras”. 

A dimensão Linguagem refere-se à capacidade de compreender a forma como as mensagens são construídas em diferentes mídias; estabelecer relações entre textos, códigos e mídias e se expressar por meio de diferentes sistemas de representação e estilos em função da situação comunicativa, do conteúdo transmitido e do interlocutor (FERRÉS; PISCITELLI 2015).

Imagem 2: Rede Semântica gerada a partir do código Dimensão Linguagem (DL)

Dessa forma, no que tange ao âmbito da análise em relação às habilidades e conhecimentos que a autora aprendeu e desenvolveu durante o processo de leitura e criação de fanfics, além da compreensão textual e a leitura crítica, Namsou conta que essas narrativas trazem consigo, um pouco da realidade a qual vivemos e que muitas temáticas abordadas são lições necessárias, além da forma como isso influenciou na sua personalidade e no seu cotidiano. “Me tornei uma pessoa muito mais observadora, minhas habilidades linguísticas e cognitivas aumentaram, minha fala e desenvoltura ao usar palavras diferentes se destacou em campos que eu nem sabia que necessitaria, como em meu meio acadêmico —  em artigos e seminários —, e de trabalho, com clientes. Confesso que me tornei uma pessoa mais reservada também. Atenta aos tipos de pessoas ao meu redor, e seletiva também, com amizades e ainda mais com relacionamentos amorosos”, explica. Em relação ao processo criativo, a fã comenta que antes de iniciar uma nova fanfic sempre pensa em qual dos membros possuem mais semelhança com as características do protagonista como conceitos, gostos e até mesmo o humor, para dar mais vida ao personagem, ou seja, desenvolvendo a história para o membro escolhido do BTS com mais veracidade.

No que tange a dimensão Ideologia e valores  Ferrés e Piscitelli (2015) ressaltam a capacidade de entender como as representações midiáticas estruturam nossa percepção da realidade; a habilidade de buscar, organizar, contrastar, priorizar e sintetizar informações de distintos sistemas e contextos. Além da capacidade de usar as ferramentas comunicativas para elaborar, transmitir e questionar valores ou estereótipos presentes nas produções midiáticas, contribuindo para a melhoria do ambiente social e cultural, atuando de forma comprometida (FERRÉS; PISCITELLI 2015).

Imagem 3: Rede Semântica gerada a partir do código Dimensão Ideologia e Valores (DIV)

Namsou pontua que as suas fanfics são sempre desenvolvidas a partir das temáticas que ela gosta e que as histórias escritas, não são apenas para fins de entretenimento. A fã busca transmitir mensagens conscientes para aqueles que leem, estudando e pesquisando sobre os assuntos que possam ajudar aqueles que acompanham suas histórias. “Depois que conheci algumas das minhas leitoras, de uma forma mais profunda, descobri que muitas usavam e ainda usam o site, em uma tentativa desesperada de escapar dos problemas, decepções e tristeza do dia a dia. Por causa disso, passei a deixar mensagens encorajadoras e sublimares para elas. Quero falar através da minha estória, palavras que provavelmente nunca irei ouvir de familiares e amigos próximos. Vivemos em uma atualidade tão fria e falsa, que encontrar pessoas que possam que te apoiar e admirar com verdade e carinho, é algo genuíno e difícil. Por isso, às vezes, foco em temas comuns, como sonhos, trabalho, amizade, relacionamento familiar, afim de deixar uma mensagem positiva sobre aquele assunto. Afim de, tentar fazê-las perceber, que não estão só. Que eu às entendo e que acredito que elas irão passar por isso. Há uma frase, de uma música solo do J-Hope, membro do BTS, que diz o seguinte: ‘A luz de alguém, a força de alguém, eu gostaria de ser um pedaço de paz’”, detalha. 

Por fim, dimensão Estética se refere à capacidade de relacionar e identificar referências intertextuais, explorando novas camadas interpretativas, e também de produzir conteúdos pautados na criatividade e na originalidade (FERRÉS; PISCITELLI 2015). 

Imagem 4: Rede Semântica gerada a partir do código Dimensão Estética (DE)

A dimensão pode ser observada na forma como a intertextualidade é usada no processo criativo da fã. Como afirma a autora, “para reforçar as características e personalidade do personagem, a fim de ajudar os leitores a saber mais sobre ele e ter uma noção melhor do tipo de caráter do personagem, gostos, medos e anseios”.

Dessa forma, nota-se que Namsou coloca em prática as dimensões da competência midiática, com foco no uso da linguagem para explorar a questão da ideologia e valores na sociedade, além de usar a produção criativa de fãs como forma de criar vínculos e passar mensagens que tocam seus leitores.

Referências

FERRÉS, Joan; PISCITELLI, Alejandro. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n. 1, 2015. Disponível em: <https://bit.ly/3k8DkfW>. Acesso em: 11 nov. 2019.

JAMISON, Anne. Fic: porque a fanfiction está dominando o mundo. Rio de Janeiro: Anfiteatro, 2017.

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