Divulgada em dezembro pelo Twitter Brasil, a lista ‘2016 em 10 hashtags’ enumerou as indexações mais usadas no microblogging este ano. Os dados chamam a atenção para a popularização da social TV no Brasil e como o fenômeno já faz parte da experiência televisiva contemporânea.
Composta por 10 eventos, a lista abrange competições esportivas, premiações, reality shows e até o acidente aéreo envolvendo a Chapecoense.
Em primeiro lugar ficou as Olimpiadas do Rio de Janeiro, conforme já discutimos no Observatório da Qualidade no Audiovisual, o evento contou com várias ações de social TV. Incluindo um painel que espelhava o backchannel das competições e os temas mais comentados no Twitter.
Já em segundo lugar ficou o reality show Master Chef, a atração, exibida pelo canal Band, já é um estudo de caso recorrente no âmbito da social TV e consegue integrar a primeira e a segunda tela na hora de engajar os telespectadores interagentes. De acordo com o Twitter, a final exibida em agosto deste ano gerou 1,5 milhão de tweets.
O terceiro lugar também ficou um reality show, o Big Brother Brasil mobilizou torcidas e disponibilizou conteúdo extra no backchannel. Como já discutimos no Observatório, Rede Globo criou várias hashflags para estimular os comentários na rede social.
O quinto, sexto e sétimo e nono lugar foram ocupados pelas premiações Meus Prêmios Nick, Oscar, MTV Video Music Awards e Grammy, respectivamente. Por serem transmitidos ao vivo, os eventos sempre geram buzz no backchannel. A edição do Oscar de 2013 do Oscar, por exemplo, registrou o maior RT da história do Twitter.
Confira a lista do Twitter Brasil na íntegra:
Comentar