Observatório da Qualidade no Audiovisual

As projeções do shipp Limantha no Twitter

Daiana Sigiliano

Desde que a Rede Globo anunciou a produção do spin off As Five (2020), que parte do universo ficcional da telenovela Malhação: Viva a Diferença (Rede Globo, 2017 – 2018) os conteúdos produzidos pelos fãs do shipp Limantha ganharam novos desdobramentos. Os vídeos, fotos e imagens dos bastidores divulgados pela emissora e pela equipe do programa serviram de base para a ampliação e ressignificação das produções do fandom. Como, por exemplo, a série Making Five (Rede Globo, 2020) que além de detalhar pontos do universo ficcional da trama, também adiantava algumas cenas inéditas de As Five. Após a divulgação dos episódios, que foram disponibilizados no Globoplay, cada frame era sistematicamente analisado pelos telespectadores interagentes, que refletiam não só sobre os possíveis caminhos criativos de Cao Hamburger na série, mas incorporavam os conteúdos em memes, remixes, montagens e fanfics

Como ressaltamos em outras análises deste projeto, as principais motivações presentes nas fanfics produzidas pelos fãs do casal Lica e Samantha estão relacionadas as projeções, em que as tramas se passam num recorte temporal posterior o canônico, explorando as idas e vindas de Limantha e as escolhas profissionais. As lacunas do paratexto também motivaram as fanfics, as narrativas aboradavam principalmente questões ligadas ao núcleo familiar de Samantha e a temas tais como a orientação sexual e a homofobia. 

A produção do shipp Limantha no âmbito das fanfics se concentra nas plataformas direcionadas para esta prática da cultura de fãs como, por exemplo, o Spirit Fanfics e Histórias e o Nyah! Fanfiction. Conforme refletido em outras análises deste projeto, os sites apresentam estruturas operacionais que auxiliam a produção criativa dos fãs e a distribuição das tramas. Porém, a criação de fanfics não se restringe às estas plataformas. Como observa Jamison (2017), as redes sociais têm sido cada vez mais usadas pelos fandoms por conta da sua capacidade de propagação instantânea de conteúdo e de socialização entre os interagentes.   

De modo geral, as mobilizações do fandom Limantha se concentram no Twitter. A rede social reúne, por exemplo, perfis direcionados para divulgação de hashtags, edição de icons, publicação de GIFs das cenas, compartilhamento de memes e etc. No caso das fanfics, as tramas geralmente são produzidas e divulgadas em perfis pessoais. As narrativas são adaptadas para o microblogging, ou seja, os capítulos, em sua maioria curtos, são agrupados em threads e apresentam elementos relacionados ao cotidiano de Lica e Samantha. Entre os recursos multimodais usados com frequência pelos fãs estão a reprodução da interface do celular e das redes sociais das personagens, além de fotos, vídeos e GIFs. 

Criada em no dia 11 de novembro, antecedendo a estreia de As Five no Globoplay, a fanfic Au Limantha// 6 anos depois… tem como ponto de partir os acontecimentos do paratextos que envolvem o reencontro de Keyla, Benê, Lica, Tina e Ellen após a morte de Mitsuko. A trama, ainda em desenvolvimento, é composta por nove tweets é protagonizada pelas personagens Lica e Samantha. A partir deste contexto iremos analisar as dimensões da competência midiática, propostas por Ferrés e Piscitelli (2015, p. 8-14), especificamente as dimensões da linguagem, da estética, e da ideologia e valores.

Na dimensão da Linguagem, o âmbito da análise refere-se à capacidade de compreender a forma como as mensagens são construídas em diferentes mídias gerando diferentes produções de sentido. Além da capacidade de estabelecer relações entre textos, códigos e mídias. O âmbito da expressão refere-se à capacidade que o indivíduo tem de se expressar utilizando diferentes sistemas de representação e estilos em função da situação comunicativa, do conteúdo transmitido e do interlocutor. Além da capacidade de modificar os produtos existentes, conferindo-lhes novos significados, como é o caso dos memes, das referências intertextuais e da remixagem, por exemplo. 

Ao ressignificar o paratexto, explorando novos desdobramentos, podemos observar a compreensão crítica que a fã tem do universo ficcional. A medida em que os capítulos/tweets são publicados temos acesso a novos detalhes sobre os plots que envolvem os personagens. Ao dominar os elementos do cânone a telespectadora interagente consegue desenvolver e explicitar as características centrais dos personagens em outras linguagens tais como em conversas no WhatsApp e nos perfis fictícios de Lica e Samantha no Twitter.  A dimensão da Linguagem proposta por Ferrés e Piscitelli (2015, p. 8-14) também está em operação na produção criativa da fã por meio dos recursos multimodais. Além de reconhecer e aplicar as idiossincrasias de cada rede social nas montagens dos perfis e das interfaces, a telespectadora interagente adapta a própria fanfic a arquitetura informacional do Twitter. 

Na dimensão da Estética, o âmbito da análise relaciona-se com a capacidade de compreender os aspectos formais que compõem uma mensagem midiática, reconhecer a qualidade estética. Relacionar as produções midiáticas com outras manifestações artísticas, detectando influências mútuas. Além da capacidade de identificar as categorias estéticas básicas como a inovação.

Ao reproduzir as conversas dos personagens no WhatsApp e seus perfis no Twitter, a fã explora diversas perspectivas da fanfic. Como, por exemplo, quando acessamos a conversa privada de MB e Samantha ou quando Lica posta uma foto no microblogging é possível compreender como cada personagem se comporta nas redes. Além disso, os elementos trazem verossimilhança para a trama, que se aproxima dos hábitos dos jovens. 

A dimensão da estética também integra o modo como a fã domina a arquitetura informacional do Twitter e partir desta compreensão desenvolve a fanfic. Antes de dar continuidade a história a telespectadora interagente, por exemplo, publicou uma enquete em seu perfil, para que o público avaliasse, com base na sinopse divulgada no primeiro tweet, se ela deveria ou continuar a produção. Neste contexto, a dimensão está em diálogo com os fragmentos das trama que são aprofundados e no modo como o conteúdo é pensado para o microblogging. 

Por fim, a dimensão Ideologia e valores no âmbito da análise relaciona-se com a capacidade de entender como as representações midiáticas estruturam nossa percepção da realidade; avaliar a fiabilidade das fontes de informação; habilidade de buscar, organizar, contrastar, priorizar e sintetizar informações de distintos sistemas e contextos. Detectar as intenções ou interesses subjacentes, tanto nas produções corporativas quanto populares. Analisar as identidades virtuais individuais e coletivas e detectar os estereótipos, analisando suas causas e consequências. Reconhecer os processos de identificação emocional com os personagens e as situações das histórias como potencial mecanismo de manipulação. Gerir as próprias emoções na interação com as telas, em função da ideologia e dos valores que transmitem. No âmbito da expressão refere-se à capacidade de usar as ferramentas comunicativas para transmitir valores e contribuir para a melhoria do ambiente social e cultural, atuando de forma comprometida. E também de elaborar e modificar produtos para questionar valores ou estereótipos presentes nas produções midiáticas.

Conforme explica Jamison (2017) a produção de fanfics estimula a reflexão sobre os temas e ideologias abordados nos conteúdos comerciais de grande circulação. Ou seja, ao pensar em novos caminhos para o cânone o fã compreende criticamente o contexto criativo e mercadológico da trama. Ao ser protagonizada por um casal sáfico, a fanfic reflete sobre as questões relacionadas à população LGBTQI+ de um modo mais denso do que o permitido, por exemplo, na faixa de exibição original de Malhação: Viva a Diferença. Outro ponto interessante é a experimentação de formatos que se aproximam do cotidiano dos jovens. Ao adotar estratégias narrativas a partir do WhatsApp e do Twitter, a fã consegue discutir sobre os assuntos de um modo mais pessoal. 

Referências

FERRÉS, J; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n, 1, p. 1-16, 2015. Disponível em: <https://goo.gl/3EQnc6>. Acesso em: 4 nov. 2020.

JAMISON, A. Fic – Por que a fanfiction está dominando o mundo. São Paulo: Rocco, 2017.

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