Observatório da Qualidade no Audiovisual

Santander

Marca: SANTANDER

Nome da Peça: Encontre o crédito certo para você no Santander.

SEGUIMENTO: Financeiro

Produto ou Ideia foco do anúncio
Anunciar os benefícios do serviço de empréstimo do Santander, que atende clientes e não clientes do banco.

Breve descrição
Imagens em estúdio expõem os principais benefícios para quem precisa de crédito em banco. O comercial é apresentado pela atriz Samantha Schmütz e antes de encerrar é “interrompido” por Marcos Mion, que “rebobina” a peça e enfatiza ou acrescenta informações importantes sobre ela.

Discurso publicitário (principal apelo)
O Santander é o banco ideal para você.

Linguagem escolhida
Tipo:  Apelativa                              Emocional            Racional  ( X )

Estética (formato, qualidades, demais escolhas estéticas)
O primeiro momento da peça de 1:30 traz a atriz Samantha Schmütz com um figurino no estilo executivo em um cenário amplo composto apenas por duas grandes telas, passando ideia de modernidade. A única ligação à pandemia está no uso da máscara pelo personagem que aparece “sem querer” na gravação do comercial. O segundo momento da peça faz referência ao programa “Piores Clipes do Mundo”, apresentado por Mion de 2000 a 2002 na MTV, à época um canal aberto da televisão brasileira.   No humorístico, o apresentador mostrava detalhes e defeitos de clipes e artistas, acompanhado de um cavalo de pau ou de um bastão com um elefante na extremidade. Como no programa, na peça do Santander o apresentador está acompanhado de um cavalo de pau para rever as falas de Samantha e evidenciar os detalhes do comercial, reforçando as ideias que o banco deseja transmitir ao espectador. Essa estratégia chama atenção porque quebra a expectativa do público no final, quando Mion surge na tela e inicia uma nova lógica da peça (com formato e ritmo diferentes do que é comumente usado pela empresa), e também porque mexe com as lembranças do espectador que assistia ao programa de humor do passado. A suposta modernidade (representada pelo figurino e pelas telas) é contrastada com a postura descolada e popular de Mion, passando, assim, a mensagem de que o banco tão “avançado” também é para o espectador, reforçando o que é falado pela atriz: “não basta ter o crédito certo se não for para todos.”.   Essa leveza e descontração do segundo formato do filme vai deencontro à seriedade das peças comerciais que se referiam à pandemia em meados de abril do ano passado, quando nenhum filme da Band analisado por este projeto adotava o humor em suas mensagens. Esta vai de encontro até com os outros formatos de publicidade desta marca exibidos no mesmo período de 2020.

Valores transmitidos
Segurança, confiabilidade, vantagens.

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