Observatório da Qualidade no Audiovisual

Nem todos são amigos como vocês

Hsu Ya Ya

A fanficNem todos são amigos como vocês” classificada como “oneshot” (narrativa de apenas um capítulo) possui 1.542 palavras e foi publicada na plataforma Spirit Fanfiction, em 2018. A história foi escrita pela interagente Pandora Kenali.  No perfil, criado em 2017, a user “Panda_K” assina a autoria de  outras quatro histórias e possui 113 seguidores. Dessa forma, podemos observar que a interagente tem familiaridade com a esta prática da cultura de fãs e tem um grupo de leitores (seguidores) que a acompanham.

Todas as fanfics publicadas pela interagente são narrativas “oneshot”; uma história baseada na música “Because I’m stupid”, que compõem a trilha sonora do k-drama da análise em questão, e os demais são enredos originais. As tramas abordam temas como amor e a amizade, além de questões como as escolhas do indivíduo que impactam em suas vidas, o bullying e os impactos que isso pode causar na vida e as consequências como depressão e o suicídio. Dessa forma, a fã discute temas que integram o retórico do público adolescente. 

A trama de Nem todos são amigos como vocês é baseada no drama sul coreano Boys Over Flowers (2009).  A atração narra a história de Guem Jan Di, uma garota de origem humilde que trabalha na lavanderia da família, e ao fazer uma entrega de roupas na Escola Shinwha, a protagonista salva um aluno do suicídio, ganhando assim, uma bolsa de estudos. Dentro do instituto, a personagem conhece quatro jovens (Gu Jun Pyo, Yoon Ji Hoo, So Yi Jung e Song Woo Bin) conhecidos como F4 – Flower Four. 

Jenkins (2012) pontua que a fanfic é um exemplo nítido  da leitura crítica e criativa nas práticas da cultura de fãs. Em outras palavras, a partir da leitura atenta do  cânone o fã observa novas possibilidades narrativas e explora outros desdobramentos, como é o caso da interagente Pandora que explora os potenciais do drama sul coreano, ou seja, as “projeções sobre o que poderia ter acontecido além dos limites da narrativa” (JENKINS, 2012, p. 18). Nesse sentido, ao apresentar acontecimentos futuros dos F4 a fã amplia arcos e personagens que não foram aprofundados na trama original. 

Em relação à narrativa, a história é dividida em cinco partes: no primeiro momento, a “Panda_K” situa o leitor no momento “presente”, “Era setembro de 2009, a neve caía assim como as lágrimas do pequeno rapaz ruivo ajoelhado num parque não tão vazio assim”, pela presença dos amigos do personagem descrito que será retomado pela interagente mais adiante. Na segunda parte é relatado como os quatro amigos se conheceram, quando todos “se esbarram de repente numa aula de música” e Joey resolve ensiná-los a tocar instrumentos para não serem reprovados na disciplina.

Posteriormente, a fã apresenta  cada personagem e suas características através das referências intertextuais. Possibilitando a associação da fanfic com a produção canônica através da descrição de características dos personagens e alguns eventos ocorridos em Boys Over Flowers. Nesse sentido, podemos observar que a interagente reconhece os elementos estruturais de uma narrativa e consegue apresentar os acontecimentos de forma clara ao leitor.  

Figura 1: trecho que faz alusão as características do protagonista Gu Jun Pyo no k-drama.

Também podemos observar elementos  intertextuais na narrativa como, por exemplo, a menção da música “Für Elise” do compositor alemão Beethoven tocado por Joey durante o período que o Daniel se encontrava internado por consequência de um câncer. Posteriormente, o sucesso do Daniel com uma loja de vasos e a expansão das suas obras que chegaram à rainha Elizabeth que comentou que tais peças deveriam estar no Museu do Louvre. Isto é, ao explorar camadas interpretativas que vão além do universo da trama, a fã tem a habilidade de “estabelecer relações entre textos […], códigos e mídias” (FERRÉS; PISCITELLI, 2015, p. 9). Em outras palavras, a trama é composta por camadas interpretativas que vão além do universo ficcional do cânone. 

Como pontuamos anteriormente,   segundo Jenkins (2012)  a criação da fanfic envolve dois tipos de leitura, a crítica e a criativa, ampliando e ressignificando o cânone. Nesse sentido, ao produzir regularmente fanfics Pandora dialoga com a dimensão linguagem proposta por Ferrés e Piscitelli (2015), ao apresentar a  “capacidade de modificar produtos existentes, dando a eles um novo significado e valor” (FERRÉS; PISCITELLI, 2015, p. 8)

A quarta parte de Nem todos são amigos como vocês é pautada  pela descoberta do câncer do Daniel e o início do fortalecimento da amizade entre os personagens ao decorrer dos anos mencionado brevemente até a retomada do plot inicial da história, sendo exposto que Joey se encontrava no parque vazio até a chegada de seus amigos após a notícia do falecimento dos seus pais e o retorno do Daniel para casa. A última parte narra as conquistas que Ades, Joey, Daniel e Jackson conseguiram até as suas quedas por estarem “felizes e satisfeitos consigo mesmos […], além de mais tranquilos, passaram a confiar demais nas pessoas”.

Segundo Ferrés e Piscitelli (2015, p. 14), a dimensão ideologia e valores é a “capacidade de aproveitar as novas ferramentas comunicativas para transmitir valores”. Sendo assim, ao relatar como cada personagem estava cômodo com suas vidas sem se importarem com problemas que poderiam surgir, a interagente repercute de forma crítica o modo como as representações do “happy ending” que provém do cânone distorce nossa percepção da realidade, estimulando os leitores da fanfic a questionarem os valores relacionados às conquistas e as perdas que podem ocorrer na vida, apontando também como as inconsequências e a indisposição de alguns personagens ao mudar o modo como vive socialmente pode impactar negativamente.

É notável o entendimento sobre a importância dos aspectos técnico-expressivos da interagente ao criar a capa da fanfic que referencia os personagens da narrativa, sendo assim, a produção criativa no que se refere a dimensão estética da competência midiática proposta por Ferrés e Piscitelli (2015).  Isto é, a  “capacidade de se apropriar e de transformar produções artísticas, potencializando a criatividade, a inovação, a experimentação e a sensibilidade estética” (FERRÉS; PISCITELLI, 2015, p. 14)

A  experimentação também  está presente na classificação da narrativa como “oneshot”, ao adaptar um k-drama de 25 episódios para uma fanfiction de capítulo único, com foco na relação entre os membros do Flower Four, presenta na  capa produzida pela interagente.  O foco da trama é indicado para fã de várias formas, como a gif que introduz o capítulo, contendo os quatros protagonistas da fanfic e o título que faz referência da relação entre eles, produzindo assim “mensagens elementares que sejam compreensíveis e que contribuam para incrementar os níveis pessoais ou coletivos de […] sensibilidade” (FERRÉS; PISCITELLI, 2015, P; 14). 

Referências

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. In Lumina, Juiz de Fora, v. 9, n. 1, p.1-16, jun. 2015. Disponível em: <https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436>. Acesso em: 17 jun. 2020.

JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. In Matrizes, v.9, n.1, p. 11-24, 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2I9TWnn>. Acesso em: 17 jun. 2020.

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