Observatório da Qualidade no Audiovisual

Second Romance

Hsu Ya Ya

Publicada na plataforma Spirit Fanfiction, “Second Romance” foi escrita em 2015 pela fã/user Bárbara. Em seu perfil, seguido por 87 usuários, a interagente se descreve como: “[…] extrovertida, sorridente e muito teimosa. Sou de Portugal então às vezes acabo por passar de burra, perguntando o que significa por exemplo grama (ioh) 😉 Gosto de escrever, mas acima de tudo gosto de cantar e de escrever letras”. A fã, que usa o pseudônimo de “Nynie”, é considerada uma “usuária veterana” nas políticas e diretrizes do site, mesmo que o perfil esteja inativo desde 2016. De acordo com a última atualização disponível da interagente no Spirit Fanfiction foram  publicadas 15 histórias  no total. 

Dentre estas 15 tramas escritas por Bárbara, apenas “Second Romance” é baseado no k-drama “Boys Over Flowers”, as outras tem como ponto de partida o boy group sul-coreano Bangtan Boys (BTS) e fics categorizadas como “histórias originais”, respectivamente

A fanficSecond Romance” é classificada como oneshot, , isto é, sua narrativa é composta por apenas um capítulo. A trama  contém 1.149 palavras e apresenta as seguintes métricas, 242 visualizações, 12 favoritos e 2 comentários. A história se encontra na categoria “Boys Before Flowers (Boys Over Flowers)” e possui indicação etária  não recomendada para menores de 16 anos.

Figura 1: Notas finais

Apesar do domínio da interagente no que diz respeito à dimensão linguagem, no âmbito da análise quanto a “capacidade de interpretar e avaliar os diversos códigos de representação e a função que cumprem em uma mensagem” (FERRÉS E PISCITELLI, 2015, p. 9), a Nynie não tem entendimento sobre o sistema de classificação indicativa, conforme mencionado pela mesma em notas finais da fanfic. Em outras palavras a fã entende a importância da classificação, mas não sabe quais cores se associam a cada idade, seja pela falta de compreensão ou as diferenças existentes pelo fato da interagente ser de Portugal, uma vez que cada país tem a sua indicação etária.

Contudo, a autora tem a capacidade de interpretar, avaliar, analisar, expressar e modificar os conteúdos existentes (FERRÉS E PISCITELLI, 2015, p. 9), utilizando diferentes formas de representação e comunicação para transmitir o conteúdo ao criar uma nova narrativa a partir da obra original, criando um novo significado e valor a partir da fanfic.

Second Chance é construída a partir das sementes e dos potenciais. As sementes são pontuada por Jenkins (2012, p. 16) como uma parte da narrativa que não foi desenvolvida dentro do enredo central. Já os potenciais são “projeções sobre o que poderia ter acontecido além dos limites da narrativa” (JENKINS, 2012, p. 18). Nesse sentido, podemos observar um forma de explorar para além do que foi apresentado no cânone. NA caso da fanfic a autora explora a relação futura entre os coprotagonistas da trama, Ga Eul e Yi Jung.

Apesar de ser uma fanfic de capítulo único, a história é dividida em 3 partes, no primeiro momento, a autora introduz o relacionamento entre Ga Eul e Yi Jung já casados, posteriormente há um desentendimento entre os personagens que reflete na última parte da narrativa, quando a protagonista da fic comenta sobre o distanciamento do marido ao dar preferência a sua produção de vasos de cerâmica e o reencontro dos amigos – os F4 (Flowers Four) e finaliza com o quase divórcio do casal em consequência do distanciamento do marido por dar prioridade ao trabalho.

Conforme pontuado por Ferrés e Piscitelli (2015, p. 9), a dimensão linguagem da competência midiática se refere a capacidade de interpretar, analisar, se expressar e modificar os conteúdos existentes, sendo assim, ao compreender como as mensagens são construídas em diferentes mídias e utilizando os diferentes sistemas para representá-lo, nota-se a compreensão da Nynie ao administrar os elementos de uma narrativa.

Segundo Ferrés e Piscitelli (2015, p. 13-14), a dimensão ideologia e valores da competência midiática envolve a capacidade de estruturar as representações através da realidade, modificando os produtos para questionar os seus valores. Neste sentido, podemos observar que a interagente desconstrói a ideia da relação perfeita de um casal presente na produção do cânone ao mostrar os altos e baixos que acontecem em um relacionamento e o desgaste que ocorre com a falta de atenção do parceiro; assim como a importância da amizade entre os F4 que se mantém apesar do tempo decorrido, uma vez que possibilita a empatia com o público-fã, para além da informação apresentada no texto, entrelaçando a experiência pessoal com os fatos narrados. Nesse contexto, a produção de fanfics  “permite aos fãs basearem-se em sua própria formação pessoal como forma de extrapolar a informação explicitamente encontrada” (JENKINS, 2015, p. 120).

O uso da plataforma Spirit Fanfiction para a publicação da obra, se caracteriza dialoga com dimensão estética da competência midiática (FERRÉS E PISCITELLI, 2015, p. 14). Ou seja, ao que se refere ao entendimento dos aspectos técnico-expressivos na criação da história, ao identificar e produzir mensagens criativas, a experimentação e a sensibilidade estética, enquanto a capacidade da Nynie de produzir mensagens que possam incrementar seus níveis pessoais, assim como os coletivos na criatividade, originalidade e sensibilidade, visto que alguns leitores compartilham a mesma ideia da autora na construção da fanfic sobre os personagens Ga Eul e Yi Jung. 

Figura 2: Comentários de leitores

Conforme pontuado por Jenkins, a inteligência coletiva é um “o processo social de aquisição do conhecimento – que é dinâmico e participativo -, continuamente testando e reafirmando os laços sociais do grupo social” (JENKINS, 2009, p. 88). Na presente análise podemos observar que a interagente cria uma narrativa ficcional e compartilha com os fãs-leitores que somam ao seu próprio conhecimento e através da seção de comentários da plataforma, conseguem interagir através das experiências individuais com outros fãs, formando uma troca de experiências de forma coletiva.

Referências

FERRÉS, J.; PISCITELLI, A. Competência midiática: proposta articulada de dimensões e indicadores. Lumina, v. 9, n. 1, p.1-16, 2015. Disponível em: <https://lumina.ufjf.emnuvens.com.br/lumina/article/view/436>. Acesso em: 17 jun. 2020.

JENKINS, H. Cultura da convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2009.

JENKINS, H. Invasores do texto – Fãs e cultura participativa. Rio de Janeiro: Marsupial Editora, 2015.

JENKINS, H. Lendo criticamente e lendo criativamente. Matrizes, v.9, n.1, p. 11-24, 2012. Disponível em: < https://bit.ly/2I9TWnn>. Acesso em: 17 jun. 2020.

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