Observatório da Qualidade no Audiovisual

We Best Love

Por Hsu Ya Ya

WBL, conhecido como We Best Love é um drama de TV taiwanês do gênero boys love, produzido pela Result Entertainment e disponibilizado pela plataforma de streaming WeTV. A primeira temporada intitulada No. 1 For You (永遠的第一名) estreou em janeiro de 2021, com seis episódios de 30 minutos e um episódio especial de 10 minutos. A segunda temporada teve sua estreia em março, intitulada Fighting Mr. 2nd (第二名的逆襲), seguindo também a base de seis episódios e um especial de 20 minutos.

Zhou Shu Yi (Yang Yu Teng) sempre considerou o Gao Shi De (Sam Lin) seu arqui-inimigo, que está constantemente em primeiro lugar nas competições escolares que se seguiram até o ambiente acadêmico. Logo no primeiro episódio, Shu Yi decide vencer o campeonato de natação e, assim, criar coragem para se declarar para a sua amiga de infância Jiang Yu Xin (Belle Hsin). Porém, tudo desanda quando a Yuxin se confessa para outro amigo de infância dos dois, Fang Zhang Wen (Zack Fanchiang).

Para fugir da situação presenciada, Shu Yi acaba correndo para o ginásio onde está a piscina e acaba desabando em lágrimas ao se lamentar sobre a sorte presente no cordão que o seu pai lhe presenteou quando era criança, pulando posteriormente na água. No entanto, Gao Shi De, que estava observando seu arqui-inimigo, acaba pulando na água achando que o protagonista estava tentando tirar a própria vida e dessa forma, aconteceu o primeiro beijo do casal. O desenrolar da primeira temporada é a relação entre os protagonistas, que vão da amizade ao relacionamento amoroso dentro do ambiente da faculdade. Já a segunda temporada acontece cinco anos após final da temporada anterior, retomando com brigas entre os protagonistas no ambiente de trabalho gerado por desentendimentos pessoais nesses cinco anos que vão sendo esclarecidos ao decorrer dos episódios.

O plano da expressão procura analisar os produtos através dos seus recursos técnico-expressivos como o áudio, o vídeo, a edição e o grafismo; e a produção de sentido gerado por esses elementos, percebidos através dos códigos visuais (planos e enquadramentos, iluminação e cenário, atuação do elenco, figurinos e maquiagem, e qualidade técnica da imagem); os códigos sonoros (tipo de áudio e qualidade técnica do áudio); e os códigos sintáticos (edição e ritmo) e gráficos (vinhetas e grafismos). Em relação aos códigos visuais, a primeira temporada do bl taiwanês tem como cenário principal o ambiente acadêmico onde os protagonistas estudam, além da enfermaria em que o primo de Shi De, Pei Shou Yi (Ray Chang) atua como médico. Já na temporada seguinte, o plano de fundo é a empresa de Shi De, a casa de Shu Yi e o bar que Pei Shou Yi acaba abrindo à beira do rio.

A composição dos personagens ocorre a partir do ambiente em que se encontram;como a trama do No. 1 For You ocorre na faculdade, os personagens estão sempre com roupas casuais e mais despojados, além  do uso das mochilas. Já Fighting Mr. 2nd. ocorre cinco anos depois, e os personagens já se encontram mais maduros, estabilizados profissionalmente dentro da empresa de cada um, destacando, assim, o uso de roupas mais formais, como ternos no dia a dia.

A fotografia segue o plano naturalista, o destaque ocorre em momentos de flashbacks, geralmente trabalhada com cores quentes, muito associada ao uso de imagens com a tonalidade sépia, que se assemelha ao passado, além das laterais desfocados, com a finalidade de sobrepor os personagens no ambiente.

Os códigos gráficos principais são notados na abertura e encerramento de cada episódio acompanhados da trilha sonora do drama, além da sinalização do nome de cada episódio. Outro momento em que os códigos gráficos aparecem acontece quando há narração em off do Gao Shi De ou Shu Yi, destacando através do uso das grafias na tela a fim de reforçar a narrativa. O mesmo acontece durante a troca de mensagens entre os personagens.

Já os códigos sintáticos presentes na edição são apresentados durante os momentos de rivalidade entre os protagonistas, como, por exemplo, a sequência de de imagens abaixo, quando o Shu Yu demonstra sua raiva em relação ao Shi De que está sempre em primeiro lugar, seja nas provas escolares, nos campeonatos ou até a atenção dos outros colegas de classe, o que ocorre desde a infância, não importando o quanto Shu Yi se esforce, ele sempre acaba em segundo lugar.

Já em relação aos códigos sonoros presentes no bl taiwanês, a música na abertura “Will You Be My Love”, interpretada pela Kelly Cheng, tem a letra que discorre sobre os sentimentos do Shi De pelo Shu Yi. Mas o destaque na trilha sonora ao longo das duas temporadas se dá através da música “Blue Lover”, interpretada pelo protagonista da trama, Yang Yu Teng. Além disso, outras versões instrumentais da música são apresentadas em momentos de tensão, principalmente a versão instrumental no piano e no violoncelo.

No plano do conteúdo, em relação ao storyline, a primeira temporada consiste na aproximação dos protagonistas, que vai da rivalidade ao amor, mas cada desentendimento do Shu Yi diante do Shi De é retomado através de flashbacks como o elo do passado e presente de ambos. Apesar do Shi De ter se aproximado do Shu Yi, ameaçando expor o vídeo dele chorando à beira da piscina, é a partir desse momento que Shi De consegue uma oportunidade para se aproximar do seu amor, mesmo que seja por amizade. A temporada seguinte apresenta um novo tensionamento entre os protagonistas após a viagem do Shi De aos Estados Unidos que deveria durar três meses, e diversas complicações fizeram com que a separação deles durasse cinco anos. Além disso, os amigos Shi Zhe Yu (Richard Lee) e Liu Bing Wei (Evan Luo) estão mais presentes nesta temporada ao lado do Shu Yi durante o “desaparecimento” de Shi De, e a inserção de um novo personagem, Yu Zhen Xuan (Shih Chih Tian) que esteve procurando Pei Shou Yi por 12 anos.

Em relação aos personagens dentro da narrativa, como há um intervalo de cinco anos entre as temporadas, é notável o crescimento de cada personagem ao decorrer da trama, salvo as características próprias, como o Shu Yi com o temperamento mais explosivo e o Shi De mais tranquilo, sempre procurando uma oportunidade para esclarecer qualquer tipo de desentendimento. Além disso, mesmo que Zhen Xuan tenha uma aparição breve durante a primeira temporada, é apenas na segunda que o personagem é inserido dentro da trama e além disso, são utilizados recursos narrativos como flashbacks para inserir ao público a sua relação com o Shou Yi e o motivo dessa procura durante 12 anos.

Por fim, em relação à mensagem audiovisual do bl taiwanês, a diversidade está ligada à descendência do próprio protagonista e também do ator na vida real, com o pai japonês e a mãe taiwanesa. Além disso, Zhen Xuan é um personagem apresentado com infantilização, paranoia, depressão leve e síndrome de Asperger1, apesar da menção sobre as características do Zhen Xuan como forma de esclarecer os comportamentos do personagem, não houve um aprofundamento. Contudo, o ator Ray Chang, que interpreta Shou Yi, compartilhou em sua rede social sobre a confirmação da terceira temporada da WBL e, ao que indica, o plot central será o relacionamento dos dois.

No que tange a questões de estereótipo, é apresentada a relação de pessoas com o mesmo gênero que não se distingue de pessoas com gêneros diferentes. A pauta central é construída como qualquer relação entre indivíduos, independente de gênero. O que ressalta na trama durante o segundo episódio é a não aceitação do relacionamento do Shu Yi e Shi De por questões socioeconômicas por parte do pai de Shu Yi, uma pista que aponta como as questões socioeconômicas numa relação podem causar mais desconforto do que uma relação entre pessoas do mesmo gênero.

O que amplia o horizonte do público é a temática, a relação normatizada das pessoas com o mesmo gênero. Mesmo que o drama de TV seja bl, toda a construção do enredo e a química entre os personagens são fluidas e naturais, há cenas repletas de carinho entre os protagonistas e o beijo, que se destaca de outras produções do mesmo gênero, visto que nessas cenas há o uso de plano fechado, em contraposição às demais produções em que cenas de beijo são feitas com o uso de plano geral. Mostra-se claramente que o bl taiwanês é um reflexo do apoio do país à comunidade LGBTIQ+, como o primeiro país da Ásia a legalizar casamento de pessoas do mesmo gênero, um exemplo a ser seguido por outros países vizinhos.

Por fim, a originalidade/criatividade está ligada diretamente à forma como diversas temáticas e personagens são abordados dentro da trama. Embora não seja uma categoria em destaque, pois retrata a vida cotidiana dos jovens durante a faculdade até a carreira profissional, a temática abordada é de extrema importância, não apenas no cenário nacional em que se passa a narrativa, mas um reflexo do que deveria ser exposto em outros dramas do gênero boys love. Em síntese, o TW-drama contém mais do que uma narrativa incrível; aborda questões do cotidiano que envolvem assuntos que ainda são considerados tabus em diversas partes do mundo. Há muito o que ser explorado e discutido além desta breve análise.

 1A síndrome de Asperger é um transtorno de desenvolvimento que afeta a capacidade de se socializar e de se comunicar com eficiência, é um estado do espectro autista, mas que não causa uma dificuldade generalizada na aprendizagem, apenas alguns em específico. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/sintomas-da-sindrome-de-asperger/>. Acesso em: 8 ago. 2021.

Observatório da Qualidade no Audiovisual

Comentar