Observatório da Qualidade no Audiovisual

Someday or One day

Someday or One Day (想見你) é um drama de TV taiwanês dirigido por Huang Tien-jen e escrito por Chien Chi-feng e Lin Hsin-hui. Lançado em 2019 e exibido originalmente pelo canal CTV, o TW-drama possui 13 episódios de aproximadamente 75 minutos. O enredo acompanha Huang Yu Xuan (Alice Ko), que passa pelo processo de luto após seu namorado Wang Quang Sheng (Greg Hsu) desaparecer em um desastre aéreo. Mesmo sem encontrar o corpo do rapaz, a família resolve realizar o funeral dois anos após o acidente. No entanto, a trama apresenta uma reviravolta quando Yu Xuan recebe um walkman que a leva ao ano de 1998, fazendo-a entrar no corpo de Chen Yun Ru (Alice Ko), uma adolescente idêntica a ela. A partir de então, a moça luta para mudar os acontecimentos futuros e salvar o namorado, em uma trama intricada que apresenta inúmeros entrelaçamentos temporais.

A análise do drama parte do plano da expressão, referente aos recursos técnico-expressivos, do plano do conteúdo, que abrange a narrativa e os personagens, e da mensagem audiovisual, que contém indicadores de qualidade. Em relação ao plano da expressão, nos códigos visuais percebe-se uma diferença substancial entre a ambientação do presente de Yu Xuan, em 2019, e do passado, em 1998. Inicialmente, a história se passa em Taipei, capital movimentada de Taiwan. Com o retorno ao passado, os personagens encontram-se em Tainan, uma cidade litorânea com características diferentes da capital.

Além da mudança de localidade, os cenários e figurinos mudam totalmente entre um ano e outro. Enquanto o período de 2019 é marcado por objetos cenográficos e figurinos modernos, o que inclui elementos como os cortes de cabelo de Yu Xuan, que variam com a mudança de temporalidade, o ano de 1998 apresenta cenografia e figurinos mais antigos, adequados à época. Além disso, o figurino também muda com a alternância entre Yun Ru e Yu Xuan, que são interpretadas pela mesma atriz, mas possuem personalidades totalmente diferentes. Outro exemplo é a loja de discos de vinil do tio de Yun Ru, Wu Wen Lei (Han Chang). Em 1998, Wen Lei trabalha com discos e fitas; já em 2019 o homem troca a loja por uma moderna cafeteria. Embora haja tal alternância de temporalidade e, em alguns momentos, flashbacks, a fotografia naturalista se mantém durante todo o drama, sem alterações muito evidentes. 

Em relação aos códigos sonoros, a música Last Dance, de Wu Bai, possui considerável destaque ao longo da narrativa. Como essa é a canção que permite Yu Xuan voltar ao passado, ela é tocada constantemente. Outras canções, como Someday or One Day, que dá título ao drama, são inseridas em momentos pontuais, geralmente em cenas de romance. Devido à centralidade da música na trama – o que abrange a loja de discos de Wen Lei – a própria vinheta faz alusão a esse universo, apresentando fitas e cenas de personagens ouvindo música. Inclusive os títulos dos episódios são nomeados como faixas, em referência a discos e CDs. Além disso, em certos momentos são utilizados recursos como voz over e assincronia sonora e ruídos, a exemplo do que ocorre em alguns flashbacks ou quando os personagens voltam no tempo.

Os códigos gráficos, por sua vez, podem ser observados nas legendas de letras de música, que são inseridas quando as canções são tocadas ao longo dos episódios. Além disso, quando o personagem Quang Sheng é apresentado – o verdadeiro Quang Sheng, já que se descobre que, na verdade, Quang Sheng era Li Zi Wei, que havia entrado no corpo dele, assim como Yu Xuan fez com Yun Ru – os diálogos são escritos na tela, enquanto os personagens estão sem voz, similarmente ao que era observado no cinema mudo. Já a edição, pertencente aos códigos sintáticos, utiliza pontualmente recursos como a divisão de tela, cores em preto e branco e câmera lenta.

No plano do conteúdo, o storyline se baseia na ideia de entrelaçamentos temporais. Yu Xuan se encontra em um estado de luto devido à perda de seu namorado, Quang Sheng. Após um colega de trabalho da moça criar um aplicativo capaz de encontrar seu sósia a partir de uma foto, Yu Xuan o utiliza para encontrar alguém parecido com Quang Sheng. No entanto, ela acaba descobrindo uma foto de alguém muito parecido com ela ao lado de um homem idêntico a Quang Sheng. Intrigada, Yu Xuan passa a investigar quem seria aquela mulher. Em meio à investigação, a moça recebe anonimamente um walkman com uma fita. Enquanto escuta a fita, Yu Xuan é transportada ao ano de 1998 e toma o corpo de uma menina chamada Chen Yun Ru, a qual ela descobre ser a garota da foto. Descobre-se, também, que o homem idêntico a Quang Sheng é, na verdade, Li Zi Wei, amigo de Yun Ru.

Sabendo, devido a suas investigações no ano de 2019, que Yun Ru seria assassinada na véspera de ano novo, Yu Xuan busca encontrar o assassino e impedir que a garota seja morta. Enquanto isso, ela também tenta entender as ligações de Li Zi Wei com Quang Sheng e, finalmente, prevenir os acontecimentos que levariam à morte do seu namorado. É revelado, ao longo da narrativa, que o Quang Sheng que Yu Xuan conhecia não era o verdadeiro Quang Sheng, mas sim Li Zi Wei, que assim como a moça havia viajado no tempo e entrado no corpo de outra pessoa, mas dessa vez no futuro. Apesar de desejarem mudar os acontecimentos temporais e impedir a morte de Yun Ru e Quang Sheng, Yu Xuan e Zi Wei se encontram em um impasse, pois foram os entrelaçamentos temporais que permitiram que se conhecessem e se relacionassem. Assim, se desfizessem esses entrelaçamentos, eles também apagariam as memórias que possuíam um com o outro, já que o encontro deles nunca teria ocorrido.

Desse modo, a produção aborda temas como o luto, a adolescência, a solidão e a amizade. A encenação e a dramaturgia utilizadas para trabalhar essas temáticas variam entre o drama e a comédia, com a prevalência, no entanto, do drama. A carga dramática se concentra, majoritariamente, em Yu Xuan e Yun Ru. As personagens, embora sejam idênticas em aparência, têm personalidades completamente distintas. Enquanto Yu Xuan é uma mulher decidida, extrovertida e forte, Yun Ru é tímida, introvertida e sensível. Desse modo, a própria caracterização delas varia quanto ao cabelo e figurino, de modo a refletir a personalidade de cada uma. A atuação de Alice Ko também reforça essas diferenças, uma vez que as expressões e o próprio modo de falar de Yu Xuan e Yun Ru são distintos.

Os conflitos centrais das personagens também variam. Yu Xuan enfrenta ao longo do drama principalmente o processo de luto e demonstra, a todo momento, ainda ter dificuldades em aceitar a ausência de Quang Sheng – que é, na verdade, Li Zi Wei. Já Yun Ru luta contra a solidão e a sensação de não ser aceita por ninguém da maneira que é, já que todos dizem gostar mais dela quando Yu Xuan era quem estava no corpo da menina. Li Zi Wei, por sua vez, é movido pela vontade de estar com Yu Xuan e de mudar os acontecimentos passados para que pudesse não somente salvar seu relacionamento, mas também Yun Ru e Mo Jun Ji, seu melhor amigo.

Jun Ji é apaixonado por Yun Ru de forma pura e sincera. Mesmo quando ela confessa gostar de Zi Wei, Jun Ji continua a apoiá-la. A morte de Yun Ru, no entanto, leva à prisão injusta de Jun Ji e, posteriormente, o garoto acaba cometendo suicídio. Desse modo, Zi Wei tenta mudar os acontecimentos também para salvá-lo. Além disso, Jun Ji enfrenta, em segundo plano, problemas devido a sua audição. Desde pequeno o menino precisa usar aparelho auditivo e, em certos momentos da narrativa, algumas dificuldades advindas dessa situação são apresentadas.

Em relação aos indicadores de qualidade da mensagem audiovisual, a oportunidade está presente tanto na escolha da mudança temporal como mote da narrativa quanto na apresentação do processo de luto como conflito central da protagonista, já que essa é uma questão universal. Elementos como viagens no tempo e entrelaçamentos temporais são frequentemente utilizados em narrativas de inúmeras plataformas. Exemplo recente é a série alemã Dark (2017-2020), sucesso da Netflix. Obras como o mangá Boku Dake ga Inai Machi (2013-2016), o filme Efeito Borboleta (2004) e o jogo Life is Strange (2015) também são exemplos de narrativas que contam com tais elementos temporais para a construção do enredo.

Já a ampliação do horizonte do público, embora não seja um indicador de destaque, pode ser observada em momentos pontuais. O verdadeiro Quang Sheng, por exemplo, sofre com o preconceito e a violência por ser gay e é agredido na escola. Apesar de ser uma temática relevante a ser trabalhada, ela não é aprofundada ao longo do drama. Pode-se citar, também, os problemas que Chen Yun Ru enfrenta, como a solidão e a tristeza, os quais a levam a buscar o suicídio, enfatizando a necessidade de cuidado e atenção com a saúde mental dos adolescentes. Além disso, há o bullying que Mo Jun Ji sofre devido à utilização do aparelho auditivo. Essas questões, entretanto, assim como a situação de Quang Sheng, não são suficientemente aprofundadas para que esse seja um indicador relevante no drama. Além disso, a deficiência auditiva de Mo Jun Ji e a homossexualidade do verdadeiro Quang Sheng são os únicos elementos que conferem diversidade ao elenco, que não apresenta personagens com situações socioeconômicas, culturais ou raciais distintas. Desse modo, esse também não é um indicador de destaque.

Alguns estereótipos podem ser observados na construção dos personagens, embora não sejam extremamente caricatos ou evidentes. A amiga de Yu Xuan, Kun Bu (Berry Kuo), cumpre o papel da garota gordinha e engraçada, enquanto Chen Yun Ru é apresentada como a típica garota solitária e tímida. Há, também, o grupo estereotipado de garotas da escola que são esnobes e buscam prejudicar as meninas que ameaçam sua popularidade ou seus romances. Contudo, possíveis estereótipos que poderiam ser utilizados, como na representação da homossexualidade do verdadeiro Quang Sheng, não foram apresentados. 

Por fim, a originalidade/criatividade do drama reside na construção do storyline, que é complexo e intricado. Embora não seja uma temática nova, os entrelaçamentos temporais são bem montados e os conflitos relativos à viagem no tempo são bem explicados e resolvidos. Portanto, ainda que não tenha obtido destaque nos indicadores de qualidade da mensagem audiovisual, Someday or One Day se destacou no plano do conteúdo devido à construção cuidadosa e bem trabalhada do storyline. Nesse contexto, a boa atuação do elenco ajudou a conferir verossimilhança à narrativa, especialmente se considerado que alguns atores tiveram que interpretar mais de um personagem e o fizeram de forma atenta e bem construída. A utilização de alguns recursos de edição que quebram a diegese, como a divisão de tela, cores em preto e branco e assincronia sonora, também são elementos interessantes, os quais não são comumente vistos na ficção seriada.

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